A Associação Brasileira de Estudos do Quaternário (ABEQUA), criada em 1984, é uma entidade científica sem fins lucrativos, que se destina a reunir os pesquisadores do Quaternário. A cada dois anos, é realizado o Congresso da ABEQUA, tendo como objetivo reunir pesquisadores e alunos atuantes nesta área das Geociências, a fim de divulgar as produções científicas resultantes dos estudos realizados, em sua maioria, no meio acadêmico, contando também com a participação de outras instituições de pesquisa e da indústria no Brasil e exterior, com propósitos voltados para o desenvolvimento da ciência, dos aspectos sócio-econômicos e do homem.
A ABEQUA tem como objetivos principais:
- congregar todos que se dediquem aos múltiplos aspectos da pesquisa do Quaternário;
- incentivar estudos do Quaternário e manter intercâmbio com associações congêneres de outros países, como a INQUA (International Union for Quaternary Research) e outros organismos internacionais;
- promover o aperfeiçoamento de pesquisadores nas diversas especialidades abrangidas pelas pesquisas do Quaternário;
- realizar periodicamente reuniões científicas onde sejam relatados e debatidos assuntos de interesse para o desenvolvimento do estudo do Quaternário no Brasil;
- manter publicações periódicas contendo trabalhos que divulguem informações de interesse para os membros da Associação.
O XIII Congresso da ABEQUA, realizado em outubro de 2011 em Búzios(RJ), a exemplo dos congressos anteriores, foi um sucesso, contando com ampla participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
Pretendemos também repetir o sucesso dos eventos anteriores durante o XIV Congresso da ABEQUA, na cidade de Natal (RN), no período de 04 a 08 de agosto de 2013, no Hotel PraiaMar. Na oportunidade, trabalhos científicos completos serão reunidos para submissão à revista nacional Quaternary & Environmental Geosciences e uma revista internacional (em negociação).
A motivação para organizar e sediar o XIV Congresso da ABEQUA na cidade do Natal, nasceu da possibilidade de se ampliar a discussão sobre o Quaternário da região Nordeste do Brasil, que apresenta características diferenciadas de outras regiões do Brasil.
O tema central do XIV Congresso da ABEQUA será “QUATERNÁRIO: PROCESSSOS NATURAIS E ANTRÓPICOS. UM DESAFIO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL”, reconhecendo a importância de se compreender a relação entre os processos naturais e antrópicos no Quaternário, para decifrar diversos eventos atuais e pretéritos, desde a origem e evolução da vida humana às mudanças climáticas, visando contribuir para uma melhor compreensão das alterações ambientais futuras e, aomesmo tempo, subsidiar o desenvolvimento econômico-social sustentável nos tempos modernos.
Para maiores informações: http://www.abequa.org.br
REALIZAÇÃO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário